Proteja-se do Sol

Teve um dia, há alguns meses atrás, em uma festinha na casa de uma amiga minha, que encontrei com duas colegas dela que estavam, tipo assim, PRETAS de tão bronzeadas. Eu, como boa branquela, chamei a atenção das duas que, papo vai, papo vem, fizeram o incrível, e super original comentário: “Nossa! Como você é branquinha!”. Eu falei que sou naturalmente branca mesmo, mas que além disso, não curto muito ir à praia. Quer dizer, não curto ir à praia aqui no Rio, ficar deitada sobre a canga fazendo fotossíntese! Sempre fui neurótica com Sol. Quando era pequena, ia muito a Cabo Frio e às praias de lá, e todas as vezes era a mesma coisa: assim que deitava pra “pegar uma corzinha”, minha mãe berrava “Bota o rosto embaixo do guarda-sol!!!”, e foi assim que eu fui criada. Além disso, me entristece ver a pele toda pintadinha da minha Vó, que sofre com as consequências de anos de exposição ao sol, porque morava em um sítio e naquela época não existia ou as pessoas nem ligavam pra esses negócios de proteção solar e tal. E é por isso que eu me cuido até hoje. Nunca vou esquecer de uma viagem que fiz para Saquarema com uma amiga minha, em 2000, quando tinha 14 anos, e fomos à praia ficar com “a cor do verão”. O que aconteceu é que, eu, não tendo consciência da minha própria pele e sofrendo com a ilusão de que poderia ficar morena e bronzeada algum dia, me deitei na areia sem proteção ALGUMA! Gente, eu JURO pra vocês que foi uma experiência de vida! Nunca chorei e sofri tanto na vida, ardia tanto, doía tanto, coçava tanto… Isto me marcou pra sempre! Posso encher a boca e dizer que NUNCA MAIS me expus ao sol sem proteção. Uso protetor solar 50 todos os dias, e naqueles de preguiça, uso apenas meu hidratante que tem FPS 15. O fator é baixo, mas pro dia-a-dia, só para ir até a faculdade, é tranquilo. O que eu quero deixar claro aqui é que, exposição ao sol, hoje em dia, sem proteção, causa consequências horríveis, e não só estéticas. Câncer de pele é um dos tipos mais comuns e fáceis de se desenvolver. Para isto, além do protetor solar, consultas frequentes ao seu dermatologista (se você adora uma prainha), são fundamentais. Há vários tipos de protetor solar, então nem rola mais aquela desculpa de “Ah, é muito melequento!”, ou então “Protetor solar é tudo oleoso” ou “Tenho preguiça”, existem hidratantes e até primers com FPS. Algumas dicas

macPrep + Prime FPS 50 da MAC Primer para maquiagem com fator de proteção 50. Além de deixar a pele mais lisinha e fazer a sua maquiagem durar mais tempo, este primer tem um altíssimo FPS, o que o torna mais legal ainda!Loreal

HIdratante L’oreal UV Perfect Este hidratante é um três em um: hidrata, protege contra o sol e protege contra os males da poluição. Este tem fator 30, o que o torna perfeito para o uso diário. Minha mãe e algumas amigas usam e adoram, dizem que a pele não fica oleosa durante o dia.

Hidratante Ultra-Light da Neutrogena É o hidratante que eu estou usando no momento. Ele é muito bom, seca neutrogenarápido na pele e hidrata na medida certa, o que eu uso é para peles mistas ou oleosas. O FPS dele é baixo, 15, mas como eu disse anteriormente, para o dia-a-dia, quando não há muita exposição ao sol, no meu caso pelo menos, ele é ótimo!

Neutrogena Fresh Cooling Este é um protetor solar em spray. Nunca usei, mas já ouvi dizer que ele é bemneutrogena spray sequinho e, por ser em spray, é super prático pra ser usado no dia-a-dia, quando a gente não tem muito saco de ficar perdendo tempo com protetor solar pro corpo. Ele também dá um efeito geladinho no corpo, o que deve ser uma delícia!

Protetor Solar Helioblock da La Roche-Posay Eu usei por anos o com FPS 60. Gosto muito, não é oleoso e nem helioblockmelecado. Mas é muito caro! No entanto, acho que vale à pena. A La Roche-Posay tem uma gama imensa de protetores solar e de tudo quanto é jeito: em creme, em gel, com FPS alto, baixo… Enfim, não vai ser trabalho achar um que combine com você.

Protetor Solar L’oreal Solar Expertise Também já usei este, mas não gostei muito. Deixei para usá-lo só quando fosse me expôr muito ao sol, tipo uma ida (rara) à praia. Apesar de não haver óleo em sua fórmula,loreal60 toda vez que abria a tampa para usar, saía um negocinho nojento MUITO parecido com óleo, o que me deixava com muito fãni daquilo. Além disso, ele não seca rápido e te deixa toda melecada, então não curti muito.

nivea50Protetor Solar Nivea Sun É o que eu estou usando no momento. É bem legal! Tem um FPS alto, cheiro bom, não é oleoso e nem melecado. No verão ele me deixa um pouquinhozinho grudenta, nada que me incomode ou me faça sentir melecada, mas acho válido comentar. No rosto, o uso depois do meu hidratante e antes da base, e ele não atrapalha em nada a sua aplicação ou me deixa oleosa ao longo do dia. Recomendo!

Então, gente, não esqueçam do seu protetor solar antes de sair de casa, ele é tão importante quanto o seu hidratante e creme facial! E outra: se vai passar protetor só no rosto, passe também no pescoço e colo para evitar o envelhecimento precoce😉

=*

Tania

7 Comments

Filed under Proteção Solar

7 responses to “Proteja-se do Sol

  1. Oi querida..
    Que lindo o teu blog, AMEI!
    Olha, eu que tenho uma pele negra já me trato contra o sol. Morro de medo também, posso sair sem roupa de casa, mas não saio sem protetor. haha! O meu é o Loreal que está aí na lista. Também não gosto muito dele não, acho oleoso sim. Uso fator 15, mas quero aumentar.
    Ótima dica!

    Um beijo,
    Tamara

  2. Oie! Eu sou uma japa moreninha, rs, mas adoraria ser branquinha acho mais bonitinho *.*
    Mas mesmo assim uso protetor solar! Antes usava até em casa pq a luz da tela do computador tbm pode afetar a pele … =0
    Bjus
    Adorei seu blog^^

  3. Gabriella

    Eu tenho uma dúvida. No dia-a-dia eu evito usar base líquida (uso pó mesmo). Seu eu aplicar o protetor e depois o pó a aparência fica a mesma? Isso é indicado? (Tenho a impressão que vai ficar uma melequeira toda…)

    • vanityqueens

      Oi, Gabriella!
      Eu também uso base em pó no meu dia-a-dia. O que eu faço é passar o protetor solar, espalhar bem e esperar secar por completo antes de aplicar a base, pra justamente evitar essa eventual “melequeira”, hehe
      =*
      Tania

  4. luiza

    eu super vario de época pra época mas geralmente tenho preguiça do protetor diário… queria msm era uma base (que tb não uso, mas todo mundo fala tanto que to ficando curiosa) com algum fps razoável. é legal também comprar uns chapéus bacanas de praia, assim a gnete pode se proteger e ainda por cima ser bacanérrima! hsahaha

  5. Suzi

    Nossa que blog lindo, adorei vou divulgar sim!!!
    beijossss

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s