As malditas olheiras

hylexinface

Faz anos que sofro com minhas olheiras. Nem me lembro mais da época em que eu conseguia sair de casa sem corretivo. Depois de ouvir da minha dermatologista que elas não iriram me abandonar tão cedo, tendo em vista que, além de serem herança genética, também são consequência de rinite alérgica e das famosas noites mal dormidas, resolvi aprender a lidar com elas.

Eu sei que é impossível sumir completamente com elas, nenhum corretivo ou creminho faz milagres, então, com o tempo, fui percebendo o que funciona ou deixa de funcionar comigo. Resolvi fazer este post, então, com dicas minhas para disfarçar o máximo possível as suas olheiras!

Eu sigo alguns passinhos:
1. Antes de passar a base, eu aplico um corretivo amarelo nas minhas olheiras (NYX Concealer in a Jar). Eu não entendo muito deste assunto, mas já li algumas coisas por aí, e o que importa é que existem cores que se anulam. Vide círculo abaixo:
color-wheel-300
Minhas olheiras têm tons arroxeados e azulados, e é por isto que eu uso um corretivo amarelo para anular estes tons (conseguem ver que o amarelo encontra-se do lado oposto do roxo?). Se você costuma ter muitas espinhas, por exemplo, um bom corretivo para neutralizar a verelhidão é o de tom verde, entenderam?
Bom, eu aplico este corretivo amarelo com o dedo mesmo e passo em todo o meu olho, inclusive na pálpebra.

2. O  segundo passo é a base. Existem pessoas (que eu invejo loucamente) que conseguem cobrir suas olheiras apenas com a base. Mas se você for infeliz como eu e tiver sombras medonhas embaixo dos olhos, você precisará de mais etapas para disfarçá-las. Com isto, eu tento passar o mínimo de base na região dos meus olhos, é só pra dar uma uniformizada na cor do rosto mesmo!

3. Depois disso, eu aplico o meu corretivo (L’Oreal True Match Concealer), da cor da minha pele (nem um tom acima e nem um abaixo), na região dos olhos. Uso um fluído (costumava usar os cremosos, mas depois deste post da Isabela mudei para os fluídos!) e o aplico com os dedos: deposito a cor intensamente no cantinho interno dos olhos (não passo no olho todo para evitar o efeito panda) e depois vou dando batidinhas, usando o dedo anelar, até a cor ir ficando mais suave. Deste jeito, a cobertura fica e o corretivo não sai do lugar, ao contrário do aconteceria se você o espalhasse embaixo dos olhos.

4. Para fixar isso tudo, com um picel de esfumar, bem fofinho, eu aplico, por cima do corretivo, um pó fixador da Artdeco (Artdeco Fixing Powder), ao invés de um pó facial qualquer.

Como eu já disse ali em cima que é praticamente impossível sumir com as minhas olheiras usando corretivos (a não se que eu use kilos e kilos do produto), eu uso umas outras táticas para então disfarçá-las:

1. Evito, de todas as maneiras, usar lápis preto na linha d’água. Além dele diminuir ainda mais os meus olhos, corro o risco dele escorrer e acentuar minhas olheiras. Desta forma, prefiro aplicar um lápis cor de pele ou até branco na linha d’água pra iluminar o olhar e dar a sensação de que eu aparento estar mais acordada.

2. A sombra iluminadora no cantinho interno é a minha melhor amiga! Em fotos, suas partículas brilhantes refletem o flash e minhas olheiras quase somem! Na luz normal, dão o mesmo efeito que o lápis de cor clara na linha d’água (só que a sombra dura muita mais que o lápis, então é melhor investir nesta).

3. Outra dica é dramatizar bastante os cílios superiores. Faço uma linha bem fininha com um lápis preto bem rente aos meus cílios (o que dá a impressão de cílios mais volumosos) e aplico camadas e mais camadas de rímel!

4. Além disso tudo, tento sempre usar cores claras de sombra. O marrom escuro só vai no côncavo mesmo!

É legal analisar suas olheiras, antes de mais nada. Descobrir quais são seus tons e se realmente são tão escuras assim. Muita gente acha que tem muita olheira, quando na verdade não tem, daí acaba carregando demais na maquiagem e ficando feia, cheia de negócio embaixo do olho, deixando o look completamente fake.

Mas se você também sofre deste problema, minha recomendação é procurar um bom dermatologista, muitas vezes as olheiras têm solução. Até eu não desisti ainda, já usei vários cremes para olheiras e nenhum funcionou, mas mesmo assim comecei a usar há pouco tempo um da Avon – Lighten Up da Avon Solutions. Vamos ver no que vai dar, né? =p

=*
Tania

6 Comments

Filed under Corretivo, Pele

6 responses to “As malditas olheiras

  1. Oi Tania,
    eu tbm sofri muito com olheiras… foi uma luta de muitos anos e muita dedicação, hoje em dia elas só ficam “impossivelmente escuras” quando durmo mal, ou bebo demais no dia anterior.

    Eu passei 1 ano usando um creme clareador receitado pela dermato, e ela disse que é preciso hidratar MUITO essa área. Não adianta. A pele seca tende a ficar mais escura, e quando hidratada, as células se renovam e ela vai “avermelhando” até clarear e sair do roxo.

    Foi o que me aconteceu..

    Beijos!

  2. vanityqueens

    Eeee! Meu post foi útil pra vc =D
    Adorei seu post, muito explicativo!
    Não sabia dessa das cores que se anulavam!! Adorei!
    Até mais amiga! =*

  3. Oi Tania, nossa, achei mt legal o post. A cartelinha das cores foi um achado. Toda hora uma amiga me pergunta algo a respeito de olheiras e eu ñ me lembro de mt coisa…
    Vou ver se faço um post a respeito redirecionando pra cá p/ o povo se informar, ok?!
    Bjao

  4. Tania, querida!

    Tem mais um recurso que eu gosto muito e indico muito pras minhas clientes que sofrem com o problema de olheiras: massagem facial!
    É sério, precisa de paciência pra aplicar em si mesma toda semana, pelo menos duas vezes+ máscara de hidratação profunda na região, mas vc consegue melhorar muito a tonalidade das olheiras, viu?

    Beijocas!

  5. Tbm sofro com elas… ainda não descobri o cosmético perfeito pr dar uma melhorada, talvez pq isso só exista com os cremes clareadores prescritos pelos dermatologistas, ne?
    Mas a gente sempre consegue contornar a situação com os corretivos.

    Tem dias q só a base me deixa feliz, em outros preciso de corretivo mesmo.

    Beijos

  6. Muito legal as dicas.
    No WordPress tem como liberar seguidores, se tiver, libera… assim podemos acompanhar as atualizações. Bjinhos

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s